
Gin Tônica é um dos coquetéis mais consumidos do mundo. Leve, refrescante e revigorante o drinque faz muito sucesso nas praias brasileiras ao lado da Caipirinha. Por causa disso, decidi fazer uma releitura com cachaça desse clássico britânico feito com gin, destilado de origem holandesa.
A inspiração para desenvolver essa receita foi prestar o devido tributo à nossa cachaça. Se temos cachaças de boa qualidade, com alto nível de complexidade aromática dos mais cobiçados spirits pelo mundo afora, por que não usá-la da mesma forma?
Levei em conta que as duas são bebidas destiladas e com características sensoriais peculiares, veja abaixo.
O Gim ou gin é uma bebida destilada à base de cereais. Posteriormente passa por um processo de infusão com zimbro e outras especiarias. Tem teor alcoólico entre 37.5% e 50%.
A Cachaça é denominação típica e exclusiva da aguardente de cana produzida no Brasil, com graduação alcoólica de 38 a 48% em volume, a 20ºC, obtida pela destilação do mosto fermentado de cana-de-açúcar com características sensoriais peculiares.
A conclusão é que, com uma boa cachaça prata infusionada com botânicos de minha preferência, obtenho uma bebida exclusiva e muito saborosa.
Veja algumas dicas para você se transformar na Rainha ou Rei da C&T. Use o bom senso e o equilíbrio nos botânicos a serem usados.
1 Use sempre uma Cachaça prata de qualidade, nada de bebida meia boca hein...
2 Utilize 2 ou 3 tipos de botânicos em sua C&T, lembre-se (o menos é mais).
3 Uma fruta sempre vai bem (uma ou duas rodelas) Limão siciliano, Tangerina, Laranja, Lima, Caju, Morango... (você está preparando um drink e não salada de frutas)
4 Não tenha pena de colocar gelo no copo, quanto mais gelo, menor é o degelo.
5 60ml de cachaça + 100ml de Água Tônica é o suficiente para fazer uma boa receita. Se preferir substitua a Tônica por Água com gás.
Faça seus experimentos e compartilhe conosco!
Se for beber não dirija e nem compartilhe com menores de 18 anos.
#cachacatonica #cachacaalemdacaipirinha #cachacacomarte #soudacachaca