Dose de Conhecimento : Como consumir a Cachaça


O que você sabe sobre cachaça?

Branquinha, aguardente, pinga, água que passarinho não bebe… E esses são apenas alguns dos nomes e apelidos que a cachaça ganhou ao longo de sua história, que se confunde com a do próprio Brasil! Isso é sem dúvida reflexo de anos de intimidade com esse destilado da cana-de-açúcar, bebida muito presente na vida dos brasileiros.

Fazer essa pergunta pode ser um bom ponto de partida! É justamente por ser tão costumeira que pensamos conhecê-la tão bem, quando, no fundo, mal sabemos ao certo como degustá-la ou até mesmo como escolher um bom rótulo. Cachaça se degusta? Cachaça pode ser gourmet? Vamos sair do achismo e aprender o que é CACHAÇA.


Parte III Como consumir a Cachaça


Não existe uma única forma considerada “correta” para apreciar uma boa cachaça, mas podemos citar alguns fatores que contribuem para a apreciação do sabor da verdadeira cachaça.

A Taça “ISO, ou a que usamos para conhaque” são alternativas elegantes para o consumo da cachaça, saindo do estereótipo da rusticidade do copo curto. Dessa forma você poderá observar e sentir as notas aromáticas que sua cachaça irá te oferecer.

2) A hora de beber

Muitas pessoas alegam que a cachaça é uma bebida muito forte e que “desce queimando”.

Para evitar este tipo de sensação, a cachaça deve ser degustada da forma correta.

Em primeiro lugar o copo de cachaça não deve ser bebido de uma vez. Um cálice ou copo deve ser o suficiente para três ou quatro goles.

Mas antes do gole é importante que o apreciador sinta o cheiro da cachaça, deixando que o olfato se acostume com o cheiro da cana e da madeira que são percebidos na bebida.

3) Durante o gole

Depois é hora de dar um gole! Para quem realmente quer apreciar o sabor desta bebida tão especial, é importante que deixe a bebida na boca por um tempo antes de engolir, pois a língua revela sabores diferentes durante a degustação.

Para evitar a sensação de queimação, é importante que seja observada a respiração: O degustador deve expirar todo o ar e antes de inspirar de novo engolir a cachaça.

Minha dica mais valiosa é: aprecie sua cachaça da maneira que lhe dê mais prazer. E, preferencialmente, em uma boa roda de amigos.


Até nossa próxima dose de conhecimento

0 comentário