Dose de Conhecimento : OS TIPOS DE CACHAÇAS

O que você sabe sobre cachaça?

Branquinha, aguardente, pinga, água que passarinho não bebe… Esses são apenas alguns dos nomes e apelidos que a cachaça ganhou ao longo de sua história, que se confunde com a do próprio Brasil! Isso é sem dúvida reflexo de anos de intimidade com esse destilado da cana-de-açúcar, bebida muito presente na vida dos brasileiros.

Fazer essa pergunta pode ser um bom ponto de partida! É justamente por ser tão costumeira que pensamos conhecê-la tão bem, quando, no fundo, mal sabemos ao certo como degustá-la ou até mesmo como escolher um bom rótulo. Cachaça se degusta? Cachaça pode ser gourmet? Vamos sair do achismo e aprender o que é CACHAÇA.


Parte I OS TIPOS DE CACHAÇAS


A legislação brasileira define diferentes tipos de classificação de cachaça: prata, ouro, Premium, extra-Premium e reserva especial. Para seu melhor entendimento, fizemos uma classificação entre cachaça com COR e INCOLOR.

SEM PASSAR POR MADEIRA – INCOLOR:

O produtor pode adicionar nos rótulos as expressões Clássica, Tradicional ou Prata para suas cachaças que não passaram por madeira e por isso são incolores.

As cachaças que não possuem cor podem ser:

Nova: cachaça incolor, que não matura em madeira ou dornas de aço inoxidável ou recipientes de vidro.

Pura: cachaça incolor, que não matura em madeira, mas pode ter estagiado em dornas de aço inoxidável ou recipientes de vidro.

Algumas cachaças são armazenadas em madeiras que não soltam coloração (Jequitibá, Freijó, Amendoim) – entretanto, elas continuam sendo incolor.

ARMAZENADA EM MADEIRA – COM COR:

A cachaça fica armazenada por tempo indeterminado (2 meses, 5 meses, 1 ano, 3 anos) em tonéis de madeira sem distinção de tamanho. Esse processo resulta no chamado “amaciamento” da bebida, influenciado na sua cor e paladar de acordo com o tempo de repouso e a madeira usada.

ENVELHECIDA EM MADEIRA – COM COR:

No mínimo 50 % da cachaça fica durante pelo menos 1 ano em tonéis de no máximo 700 litros.

Por ser um tonel menor e por ficar retido por mais tempo, as cachaças envelhecidas acabam apresentando alterações mais evidentes na sua cor, aroma e paladar. As cachaças chamadas Premium são 100% envelhecidas de um a três anos. E a Extra-Premium é 100% envelhecida no tempo mínimo de três anos.

RESERVA ESPECIAL – COM COR OU INCOLOR

Há ainda a classificação de Reserva Especial para cachaças que passaram ou não por processo de maturação em madeira.

A cachaça possui características sensoriais diferenciadas do padrão usual das outras elaboradas pelo produtor, desde que devidamente comprovado.

A cachaça é o único destilado (que conheço) que pode ser armazenado em tonéis de diferentes madeiras. O whisky, a tequila, o rum são todos armazenados em carvalho. Já a cachaça tem inúmeras madeiras para armazenamento e envelhecimento, entre elas: amburana, ipê, bálsamo, jequitibá-branco, jequitibá-rosa, ariribá, canela-sassafrás, grápia, amendoim, freijó, etc… Cada madeira influencia da sua forma a cor, os aromas e sabores da bebida.

Imagine a quantidade de experiências possíveis com a cachaça!


Até a nossa próxima dose de conhecimento.

ENTRE EM CONTATO

Quer mais informações sobre nossos serviços?

71993535052

Cocktail
 

71-99353-5052     ///      71 - 99118-9563

  • icone what
  • Facebook
  • Instagram
  • icone what

Espaço Kikaxassa de Cultura e Artes

Rua dos MArchantes, 53 - Santo Antônio Além do Carmo

Salvador - BA